segunda-feira, 26 de abril de 2010

Língua Brasileira de Sinais

Língua usada pelas comunidades surdas brasileiras.Como toda língua,a Libras é composta pelos níveis linguísticos como:fonologia, morfologia,sintaxe e semântica da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas língua de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais.
A diferença é sua modalidade de articulação, a saber, visual-espacial, ou cinésico-visual, para outros.Assim sendo, para se comunicar em Libras não basta apenas conhecer os sinais. É necessário conhecer sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação.
Os sinais surgem da configuração de mãos, movimentos e pontos de articulação - locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos, os quais, juntos compõem as unidades básicas desta língua.
Assim, a Libras se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Como qualquer outra lìngua, também existem diferenças regionais, portanto deve-se dar atenção às variações em cada unidade da Federação.

A Libras é composta de sinais e da datilologia

A datilologia, ou alfabeto manual, é um sistema de representação, quer simbólica, quer icônica, das letras dos alfabetos das línguas orais escritas, por meio das mãos. É útil para se entender melhor a comunidade surda, faz parte da sua cultura e surge da necessidade de contacto com os cidadãos ouvintes.

                    ALUNOS UNIFENAS - DISCIPLINA OPTATIVA

Os sinais são itens lexicais das línguas de sinais, assim como as palavras são itens lexicais das línguas orais-auditivas.
Os sinais são formados a partir dos cinco parâmetros:

● Configuração de mãos
● Ponto de articulação
● Movimento
● Orientação/ direcionalidade
● Expressão facial e ou corporal

A estrutura gramatical da Libras difere da estrutura gramatical da Língua Portuguesa .


Considerando que é uma língua visual, tem-se em mente o tópico conhecido como topicalização, ou seja, centraliza-se a idéia principal.

Exemplo: BOLO DE CHOCOLATE EU GOSTAR-NÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário